O frio pode mal ter começado, mas várias partes do nosso corpo já estão sentindo até demais as consequências das temperaturas mais baixas. Começando pelos lábios, os mais afetados de todos pelo ressecamento e as famosas rachaduras.

Esse sofrimento extra ocorre porque a pele dos lábios é mais fina do que o restante do rosto e não possui glândulas sebáceas, sendo mais suscetível ao ressecamento. No inverno, a umidade do ar e as temperaturas baixam, predispondo essa região à desidratação, pois ela fica exposta o tempo todo.

Importante lembrar, antes de tudo: NUNCA puxe as peles soltas dos lábios! Ao fazer isso, machucamos, criando fissuras e aumentando o risco de infecções – isso sem contar a dor e o desconforto que os cortes causam.

O que faz o lábio rachar?

Aliados ao frio e à menor umidade do ar durante o inverno, alguns outros fatores podem ajudar no ressecamento da pele:

– Ar-condicionado quente;
– Resfriados;
– Passar a língua nos lábios;
– Tomar bebidas muito quentes;
– Sol.

Protegendo os lábios:

– Usar hidratantes labiais com componentes como vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais, entre outros;
– Usar protetores labiais para proteger-se dos raios solares durante o dia;
– Reaplicar os protetores várias vezes por dia, pois toda vez que comemos, falamos ou bebemos algo retiramos o produto dos lábios, deixando-os expostos;
– Usar batons que contenham ceramidas, vitamina E e A, bisabolol, manteiga de Karite, ácido hialurônico, lanolina, glicerina e pantenol. Esses componentes ajudam a hidratar os lábios;
– Não usar gloss, pois ele tende a deixar os lábios ainda mais ressecados;
– Não usar protetores com sabores ou cores;
– Dormir com um protetor labial mais espesso e hidratante.

Hidratando-se:

– Como transpiramos menos durante o inverno, acabamos bebendo menos água: isso está errado! Não podemos esquecer de nos hidratar e tomar muita água durante o dia para evitar o ressecamento da pele.

Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br/beleza/os-labios-racharam-cuidados-para-tomar-durante-o-inverno/